sexta-feira, 3 de abril de 2009

BUJICA (Jogador de Futebol)


Marcelo Ribeiro, mais conhecido como Bujica (Cachoeiro de Itapemirim, 21 de novembro de 1969), é um ex-futebolista brasileiro. Defendeu o CR Flamengo entre 1989 e 1990.

Ficha Técnica:
Nome Completo : Marcelo Ribeiro
Apelido: Bujica
Data de Nascimento : 21/01/1969
Local : Cachoeiro do Itapemirim(ES)
Posição : Atacante
Data do 1º Jogo : 02/07/1989
Data do Ultimo Jogo : 16/09/1990
Nº Jogos : 47
N º Gols : 11

HISTÓRIA DO JOGO: FLAMENGO 2 X 0 VASCO
"Marcelo Ribeiro, mais conhecido como Bujica (Cachoeiro de Itapemirim, 21 de novembro de 1969), é um ex-futebolista brasileiro, anedótico atacante rubro-negro, que jogou no Flamengo entre 1989 e 1990" - esta é a definição de Bujica encontrada na enciclopédia virtual Wikipédia. Mas porque esta definição em um artigo sobre uma partida e não na biografia do atleta?
A biografia de Bujica e sua idolatria até hoje por muitos torcedores que o viram vestir a camisa rubro-negra se deve exatamente a esta partida entre Flamengo e Vasco pelo Campeonato Brasileiro de 1989. Era um jogo comum, mas, cheio de atrações extra-campo que o tornaram polêmio, digno de um Clássico dos Milhões.
Antes mesmo da bola rolar, todos já sabiam que aquele não seria um jogo qualquer, visto que marcava a estréia de Bebeto, ex-ídolo do Fla, com a camisa do Vasco. Além disso, na semana anterior ao jogo, os empolgados vascaínos, que vinham muito bem na competição, ao contrário do rival rubro-negro, cantavam uma vitória por goleada.
Mas, como diz o ditado, quem ri por último, ri melhor. E quem riu bastante foi o então jovem Bujica. Com apenas 20 anos, o atacante mostrou muito oportunismo e marcou dois gols. Os dois gols do Flamengo. Os dois gols da vitória do Rubro-Negro sobre o todo poderoso rival cruzmaltino, que depois viria a ser campeão, mas sem a tão esperada goleada diante do Fla.
Totalmente favorito, com Sorato, Bebeto, Bismarck entre outros, não havia dúvida de que o Vasco da Gama era melhor não só do que o Flamengo como também era o melhor time do Brasil na época. Mas, isso não dava direito aos cruzmaltinos de tirarem onda com os rubro-negros. E ficou provado no dia 5 de novembro de 1989 que nome não ganha jogo. Na estréia do ex-ídolo do Fla, Bebeto, com a camisa do Vasco, quem roubou a cena foi um atacante recém-promovido da base da equipe da Gávea.
A torcida vascaína era maioria. O time estava melhor, era grande favorito, e falava-se em goleada durante semana. Mas os rubro-negros presentes foram os que se deram bem. Mordidos com os comentários que diminuiram a equipe, os jogadores do Flamengo se uniram e deram uma aula de futebol aos rivais. Com muita raça, e apostando nos contra-ataques, o Fla venceu a partida por 2x0, com dois gols de Bujica.
O placar foi aberto aos 30 minutos. Bismarck perdeu a bola para Zico no meio-de-campo. O Galinho deixou com Alcindo, que tabelou bem com Luís Carlos e saiu sozinho, dentro da área. O jogador chutou, o goleiro vascaíno rebateu, e o jovem Bujica começou a escrever sua história no Flamengo. Bem posicionado, apenas empurrou a bola para o fundo das redes, no rebote. Flamengo 1x0 Vasco. Festa dos rubro-negros. Os cruzmaltinos, no entanto, pareciam nada abalados. Pareciam achar que se tratava de um acidente. Pelo contrário.
Já na segunda etapa, em mais um ótimo contra-ataque, puxado por Júnior, o Fla ampliou. O Maestro lançou na ponta, deixando Zico em ótimas condições, pelo lado direito da área. O Galinho deu um toque de muita categoria, deixando Bujica apenas incubido de completar o cruzamento, na pequena área, sem goleiro, e fechar o caixão vascaíno naquela partida. Flamengo 2 a 0, com dois do jovem Bujica.
Bebeto? Os torcedores o Fla pareciam ter se esquecido dele. O nome do dia foi Marcelo Ribeiro, o Bujica, que, depois disso, ficou conhecido como O Caçador de Marajás, em clara alusão ao ex-ídolo que trocou o Rubro-Negro pelo Vasco.
FICHA TÉCNICA DO JOGO:
Flamengo 2 x 0 VascoCampeonato Brasileiro de 1989
Data: 05/11/1989
Local: Maracanã, Rio de Janeiro

ENTREVISTA COM BUJICA*:
Refrescando a memória...Cinco de Novembro de 1989... O Vasco da Gama vinha com uma equipe fortíssima.Era o primeiro jogo de Bebeto contra o Flamengo com a camisa do Vasco.Nesse jogo, Bujica entrou para a lista dos heróis rubro-negros ao derrotar o até então excelente equipe do Vasco. O herói da partida não foi Bebeto e sim Bujica, com dois gols. Inesquecível.

Confira:
ou

Entrevista:
Olá Bujica... Obrigada por essa entrevista.
1 - Pra começar, faça um pequeno resumo daquele 5 de novembro de 1989 para os leitores do meu blog. Como você narraria todo aquele dia?Fale dos bastidores do jogo.

É difícil narrar, foi um dos melhores dias da minha vida, só alegria, só felicidade. Durante o dia, concentração, depois do jogo, comemoração!!

2 - Naquele jogo de 1989 você como jogador, vestindo a camisa rubro- negra e comemorando dois gols contra o maior adversário do flamengo, responda:A camisa faz ou não faz diferença em um Maracanã lotado? Descreva a torcida rubro-negra.

A camisa faz a diferença sim, e em se tratando de FLAMENGO então, nem se fala...Quanto à torcida, não existe o que falar... a torcida do FLAMENGO é incomparável, é a torcida mais fiel que existe, persistente, sempre acredita no time, mesmo quando não está bem.

3 - Como foram seus dias após aquele jogo?

Normais. Sempre fui muito consciente e tranquilo, não deixei o que aconteceu naquele jogo subir a minha cabeça, nem deixar que eu esquecesse as minhas raízes, fiz o meu papel, simplesmente cumpri com a minha obrigação enquanto jogador de futebol. Mas não tem nada melhor que ser jogador do FLAMENGO e fazer gol no vasco.

4 - Bujica, O Caçador de Marajás. O que sente quando te chamam assim?

É gratificante, receber esse “codinome” por um jogo que marcou a minha vida profissional, é um sentimento muito bom.

5 - E de onde vem o apelido Bujica?

Bujica é um apelido de família. Chamam meu pai de Bujica e todos os filhos dele também. Nas pesquisas que fizemos até hoje não conseguimos descobrir o significado. (risos)

6 - Quem é o seu maior ídolo no futebol? E quem foi o melhor com quem você já jogou? E contra?

Sem dúvidas nenhuma, o melhor pra mim, de todos os tempos, foi e sempre será o ZICO. Também joguei com ele, portanto ele foi o melhor que já joguei. Contra?Foram tantos... vamos lá, Júnior.

7 - Qual o jogador mais magnífico da história do futebol?

Zico. Não só por ser, na minha opinião, o melhor jogador da história do futebol, mas pela pessoa que ele é.

8 - Você participou da despedida do Zico marcando um gol. Comente sobre aquele jogo.

É um dos jogos que eu tenho na minha memória e vai ficar para sempre. Ter participado desse jogo foi também uma das minhas alegrias com a camisa do Flamengo. Vale ressaltar que participei das duas despedidas, a primeira em Juiz de Fora que fiz o 5º gol e a segunda contra a Seleção do Resto do Mundo no Maracanã.

9 - Fale sobre sua trajetória no futebol. Quando iniciou e encerrou carreira?

Comecei aos 12 anos no mirim do Estrela do Norte Futebol Clube, em Cachoeiro do Itapemirim – ES, cidade onde nasci. Aos 14 anos fui para o Flamengo e passei por todas as categorias de base, até profissionalizar, em 91 fui para o Botafogo, depois passei por vários clubes pelo Brasil e fui jogar no exterior,como Grécia, Portugal, Peru, Equador, dentre outros e em 2004 encerrei minha carreira de jogador no clube que comecei, Estrela do Norte Futebol Clube.

10 - Você viveu um pouco da época dourada do flamengo. E hoje? Qual sua relação com o clube? E como você vê esses duros anos que a equipe vem passando? Na sua opinião: Qual a solução?

Minha relação com o clube é amigável. A última vez que estive na Gávea foi em fevereiro e fiquei triste, pois achei que estava “abandonada”. Pela sua tradição, creio que o FLAMENGO tem um time muito limitado, o que não condiz como que é realmente o FLAMENGO.
Solução? Parar de contratar jogadores que não tem nada a ver com o clube e dar oportunidade aos jogadores de base, como faziam antes.

11 - O que você faz hoje?

Fiz um curso no ano passado de Treinador de Futebol pela ABTF e estou, por enquanto, observando alguns jogadores e viajando. Eu e alguns colegas estamos com planos de abrir uma escolinha de Futebol no Norte do País, mas ainda nada confirmado.

12 - Que recado você daria para essa maravilhosa torcida do mengão?

Acreditem, nunca deixem de apoiar,porque a torcida do FLAMENGO e seu principal jogador.



*Entrevista extraída de www.raimari.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário