sexta-feira, 3 de abril de 2009

JAIR BALA (Jogador de Futebol)


Jair Félix da Silva, mais conhecido como Jair Bala (Cachoeiro de Itapemirim)é um ex-futebolista brasileiro, que atuou como meio-de-campo ofensivo.
Revelado pelo Flamengo no início dos anos 60, Jair Bala atuou pelo Comercial de Ribeirão Preto, Palmeiras, Santos, XV de Novembro (Piracicaba) e, finalmente, América-MG, onde alcançou a melhor fase de sua carreira, tendo sido o artilheiro do Campeonato Mineiro em 1964 e 1971.
O apelido de Jair Bala, segundo o próprio, originou-se de uma bala que tem alojada na coxa, por consequência de um disparo acidental de um amigo, ainda no início de sua carreira, fato que não o impossibilitou de permanecer no cenário do futebol.
No América, Jair Bala foi campeão mineiro em 1971, num plantel que é até hoje considerado o melhor formado pelo Coelho, ao lado de Pedro Omar, Juca Show, Misael, Cândido, Zé Carlos Generoso entre outros.
Jair Bala atualmente é comentarista de futebol no programa Alterosa Esporte, da TV Alterosa, filial da SBT em Minas Gerais. É representante do América Mineiro na bancada democrática do programa e é conhecido por frases engraçadas. Entre elas: "O amor é lorota, o que vale é la nota."

CARREIRA:
Jair Félix da Silva, o Jair Bala, excelente meia-atacante revelado pelo Flamengo no início dos anos 60 (ele tinha o estilo de Djalminha), mora hoje em Belo Horizonte (MG), empresaria e revela jogadores e é comentarista esportivo da TV Alterosa, afiliada do SBT em Belo-Horizonte. Por hora, Jair Bala encerrou suas atividades como técnico de futebol. Em 2008, ele trabalhou como comentarista esportivo para a TV Alterosa, afiliada do SBT, em Minas Gerais. Pelo Fla, onde atuou de 1960 a 62, Jair vestiu a camisa titular em 12 jogos (5 vitórias e 7 derrotas) e marcou apenas dois gols (fonte: Almanaque do Flamengo - Clóvis Martins e Roberto Assaf).Jair Bala, que tem, ou teria, uma bala perdida (em tiroteio carioca) alojada na coxa, foi maravilhoso no Comercial de Ribeirão Preto (SP), em 1965 e 1966, e jogou também no Palmeiras, em 1967, Santos, XV de Novembro de Piracicaba e América Mineiro. Ele também jogou no Botafogo (RJ), ao lado de Jairzinho.Com a camisa do Verdão, foram 19 partidas (11 vitórias, 5 empates, 3 derrotas) e cinco gols marcados (fonte: Almanaque do Palmeiras - Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti).No Coelho, Jair Bala jogou ao lado de Misael, Cândido, Pedro Omar (que também defendeu o Corinthians) e Juca Show. Era um timaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário