segunda-feira, 6 de abril de 2009

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA


HISTÓRIA:
A ordem das Santas Casas de Misericórdia foi instituída em Portugal pela Rainha Leonor de Lancastre, no ano de 1498.
Primeiro Regimento da Misericórdia, o chamado Compromisso, foi assinado pela Rainha Leonor, pelo Rei Dom Manuel, por Frei Contreras (confessor da Rainha), pela Infante Dona Brites e pelo Arcebispo de Lisboa, Dom Martinho da Costa. O principal objetivo da prática de obras de caridade dividia-se em 4 grandes ramos: tratar os enfermos, patrocinar os presos, socorrer os necessitados e amparar os órfãos.No Brasil, a primeira Santa Casa foi fundada por Bráz Cubas, no ano de 1543, na Capitania de São Vicente (Vila de Santos). Por volta de 1560, deu-se a possível criação da Confraria da Misericórdia de São Paulo dos Campos de Piratininga que esteve alojada no Pátio do Colégio, nos Largos da Glória e Misericórdia, sucessivamente.
A direção da Irmandade é exercida pela Mesa Administrativa, composta por 50 Irmãos Mesários, e um Poder Executivo - a Provedoria - integrada pelos Irmãos - Provedor (autoridade máxima), Vice -Provedor, Escrivães, Mordomos, Tesoureiros e Procuradores Jurídicos.
Atualmente, voltados ao atendimento médico-hospitalar a pacientes carentes e do SUS (Sistema Único de Saúde), os Hospitais da Irmandade estão entre os maiores do país.
A assistência prestada é totalmente gratuita e sua qualidade equipare-se à dos melhores centros médicos internacionais, com equipamentos de última geração.
A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, Instituição Hospitalar localizada no Sul do Espírito Santo, teve seu início como “Associação de Beneficência Cachoeirense’’, que era mantenedora da Santa Casa fundada em 27 de janeiro de 1900. Na ocasião o primeiro médico era o Dr. Joaquim Teixeira de Mesquita. Em 31 de dezembro de 1927 foi reunido o Primeiro Conselho, tendo o seu 1° Presidente Mário Lopes de Rezende e o Vice- Presidente Francisco Gonçalves com os demais membros eleitos estava formada a primeira Diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim.
Em 1945 foi elaborado um projeto com o objetivo de constituírem: Farmácia, Sala de Operações, Gabinete de Raio X, Ambulatório, Laboratório de Análises Clínicas. No setor Administrativo dava-se os primeiros sinais de organização: Secretaria, Portaria e Serviços Econômicos que consideravam: Refeitório, Dispensa, Cozinha, Rouparia e Lavanderia. No setor religioso já havia a preocupação com assistência espiritual dos enfermos que era prestada pelas religiosas e o sacerdote, denominado “capelão”. Vale lembrar que o serviço religioso sempre esteve presente e permanece até hoje. Incontáveis foram os elementos que passaram pela Santa Casa, deixando marcado no tempo os sinais de sua participação, quer de ajuda financeira, moral e material, outros trabalhadores anônimos que direcionaram os destinos desta instituição. O Hospital viveu seu apogeu nas décadas de 1970 e 1980, quando avança o desenvolvimento de diversos setores e a criação de tantos outros. Neste período adquiriu-se muitos equipamentos para cozinha, lavanderia, radiologia, gabinete dentário, central de PABX, implantação da Contabilidade de Custos, Serviço de Nutrição e Dietética e Lactário, construção de mais duas salas cirúrgicas e da Central de Esterilização. Inaugurado o CTI com 9 leitos e modernos equipamentos. Na década de 1980 chegou-se a ter 315 leitos.
Na década de 1990, apesar de muitas dificuldades financeiras o hospital continuou investindo para oferecer cada vez mais qualidade e resolutividade aos pacientes da região. Deu-se alguns passos importantes no intuito de modernizar, ampliar os recursos de diagnóstico e de complexidade da Assistência Médico Hospitalar.
No início dessa década, o Ministério da Saúde concedeu-nos o título de hospital padrão no controle da infecção hospitalar, juntamente com outros três hospitais brasileiros. Obteve-se também, autorização da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia para formação de novos ortopedistas, credenciando nosso serviço em Residência Médica.
Em 1991 foi criado o Plano de Saúde, próprio, que chegou a ter aproximadamente 35 mil vidas. Dois anos após adquiriu-se, um Aparelho de Tomografia Computadorizada e Ultrassonografia, que vieram completar o Centro de Diagnóstico por Imagem, dinamizando os serviços de diagnóstico e tratamento. No ano de 1994 foi inaugurado a nova Unidade de Tratamento Intensivo, com a sua capacidade instalada ampliada para 17 leitos. No mesmo período foi inaugurado o Instituto da Mulher, com 04 consultórios equipados, que teve por objetivo dar assistência a mulher, tomando por base a PAISM- Plano de Assistência Integral a Saúde da Mulher- do Ministério da Saúde. Dando ênfase ao atendimento de Pré-Natal de baixo e alto risco, prevenção do câncer ginecológico e planejamento familiar. Inaugurada ainda, uma creche para atender aos filhos dos funcionários. O Centro Cirúrgico foi ampliado com a construção de mais três salas cirúrgicas. Em 1995 os serviços administrativos foram implementados com aquisição de computadores e software com uma rede de 28 estações de trabalho. Em 1996 foi inaugurada as novas instalações do Serviço de Ortopedia e Traumatologia com três consultórios e sala de gesso.

A SANTA CASA:
A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim é uma entidade privada, sociedade civil, de caráter filantrópico. Possui estrutura com instalações modernas para atender seus pacientes com qualidade e eficiência.
Em benefício da população de Cachoeiro de Itapemirim e Sul do Estado do Espírito Santo, foram realizadas 66.737 consultas, 4.325 procedimentos cirúrgicos, 6.500 internações e 169.672 serviços auxiliares terapêuticos e de diagnósticos. Dos serviços prestados, mais de 80% são para pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS.
Prova do alto nível de especialização do hospital são os convênios com diversos planos de saúde que confiam em nossa eficiência para atender seus associados.
Podemos destacar o Centro de Estudos que comemorou 27 anos e o setor de CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) homenageado pelo Ministério da Saúde com o Certificado Hospital Padrão, que proporcionaram ao hospital ser referência nacional.
O comprometimento da Santa Casa com seus clientes é devido a muita luta e dedicação dos Conselheiros, Diretores, Corpo Clínico e Colaboradores, que trabalham confiantes de que cada dia merece ser o melhor.

SITE:
http://www.santacasacachoeiro.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário